Detalhes
Encadernação: Capa mole
Páginas: 354
Editor: Dinalivro
Ano de edição ou reimpressão: 2002
Dimensões: 186 x 246 x 28 mm
ISBN: 9789725762479
Susan Sontag foi uma das mais importantes e influentes intelectuais norte-americanas da segunda metade do século XX. Este livro é a compilação de ensaios escritos originalmente para o New York Review of Books entre 1973 e 1977. Recebeu o prestigiado prémio do National Book Critics Circle em 1977.
No livro, Sontag reflete sobre o lado estético, moral e artístico da fotografia e o poder desmesurado que a imagem exerce nas nossas vidas.
Sontag viaja ao longo da história para revelar a extensão da dependência que a câmara fotográfica foi exercendo nas sociedades modernas, alterando a nossa própria forma de olhar (para) o mundo a partir do momento em que a câmara fotográfica nos chegou às mãos.
«[estes textos tornaram-se] rapidamente clássicos dos estudos sobre a semiótica da fotografia. […] Como seria de esperar, Sontag excluiu uma análise estritamente técnica da prática fotográfica, que tendesse a desligá-la do quadro social. Abrangentes e reflexivas, as suas observações dialogam, de modo erudito e sedutor, com a filosofia, a sociologia, a história, a estética e a pintura, partindo sempre do princípio segundo o qual, atualmente, “tudo existe para terminar numa fotografia”.
[…] uma obra que permanece como um inquietante alerta, mas também como um instrumento de prazer.»
Rui Bebiano, Ler
Editado em portugal pela Quetzal, é possível comprá-lo directamente na Wook, ou se preferir a versão original na Amazon.
DetalhesEnsaios sobre fotografia de Susan Sontag Encadernação: Capa mole Páginas: 200 Editor: Quetzal Ano de edição ou reimpressão: 2002 Dimensões: 149 x 235 x 19 mm ISBN: 9789897220586 |
Darkroom Locator é uma aplicação web que permite procurar e partilhar câmaras escuras.
A interface é simples e facilmente se pode visualizar utilizadores registados no mapa, filtrar a pesquisa pelas várias categorias (câmara escura, loja de material fotográfico, clube fotográfico, mercado de usados ou fotógrafo).
Para quem tenha uma câmara escura ou um negócio, o registo é simples. Para cada utilizador registado é possível contactá-lo por e-mail ou ver os detalhes a eles associados.
Nos tempos que correm, esta aplicação é bastante interessante pelas sinergias que poderá criar, ou pela dificuldade de ter um espaço em casa reservado para uma câmara escura.
Lançado pelo 125º aniversário da National Geographic, o blog PROOF promete ser uma referência na fotografia.
Contando com uma equipa de fotógrafos consagrados da National Geographic, o blog dá destaque ao trabalho que eles vão desenvolvendo pelo mundo fora; assim como curtos vídeos em que os fotógrafos falam sobre e como encaram a fotografia .
O vídeo a seguir faz um resumo do que se pode encontrar no blog, definitivamente a seguir.
http://proof.nationalgeographic.com/
Film Track é uma aplicação web que faz a gestão dos filmes que temos carregados nas câmaras, é possível aceder do computador ou de um smartphone/tablet com ligação à internet. A navegação e operações do site são simples e intuitivas.
Depois de adicionar as câmaras na base de dados do site, é só adicionar os detalhes dos filmes carregados (formato, tipo e velocidade). Quando o rolo acabar é possível adicionar data de revelação e data de digitalização.
Na secção de relatórios é possível gerar várias estatísticas conforme utilização, por exemplo: filmes mais usados, câmaras mais usadas ou rolos por mês.
Em breve está previsto a possibilidade de introduzir dados de f-stop/abertura para cada foto.
Por ser grátis, fácil de usar e facilitar-nos o trabalho a Sagrada Película recomenda o filmtrackr.com
Livro adoptado e aconselhado num grande número de escolas de fotografia, e recomendado em diversas universidades e institutos superiores. Traduzida em várias línguas, esta edição constitui um estruturado curso teórico não só para os estudantes de fotografia como para o leitor em geral, que procura uma informação básica mais desenvolvida do que aquela que se encontra nos livros vulgares destinados a amadores. O Plano geral desta obra foi orientado a partir de conferências feitas pelo autor, Michael Langford, considerado em vida um grande mestre, com muitos anos de experiência no ensino.
Esta edição já tem algumas páginas dedicadas à fotografia digital, mas confinua a ser uma referência para o fotógrafo - amador ou profissional.
Editado em portugal pela Dinalivro, é possível comprá-lo directamente na Book House.
DetalhesFotografia Básica de Michael Langford Encadernação: Capa mole Páginas: 354 Editor: Dinalivro Ano de edição ou reimpressão: 2002 Dimensões: 186 x 246 x 28 mm ISBN: 9789725762479
|
Apesar de ter sido escrito tendo em vista a fotografia digital, este livro aborda um sem-número de técnicas tradicionais relativas à composição, enquadramento, equilíbrio e ritmo das imagens, bem como à sua profundidade, textura, contraste e perspectiva. Esses conceitos são basilares no design e são fundamentais na fotografia (seja ela analógica ou digital)
Através de uma profusão de ilustrações deslumbrantes e da sua prosa rigorosa e acessível, Michael Freeman propõe-se empreender uma autêntica educação do olhar, lançando-lhe ao mesmo tempo um desafio fascinante: o de deixar a sua marca criativa em cada fotografia revelada.
DetalhesO olhar do fotógrado de Michael Freeman Encadernação: Capa mole Páginas: 192 Editor: Dinalivro Ano de edição ou reimpressão: 2012 Dimensões: 238 x 255 x 14 mm ISBN: 9789725766101 |