Teste ao Adox CMS 20

adox cms 20 and adotech

As películas são como vinhos tintos: têm cores diferentes, provêm de emulsões diferentes, uns custam 2€ outros 5€ ou mais. Há quem não se importe de beber vinho estragado e também há quem fotografe com películas fora do prazo. Se o Adox CMS 20 fosse um vinho, seria um vintage!

 

O Adox CMS 20 tem uma sensibilidade orthopancromática, segundo o fabricante nenhum outro filme tem mais nitidez, grão mais fino ou maior resolução (até 800 Ll /mm*). É possível fazer ampliações até 2,5 metros de diagonal sem perder qualidade, o que equivale matematicamente a uma câmara digital de 500 megapixeis. Este feito é conseguido com a emulsão especial de alta resolução monodispersa. Quando revelado com Adotech oferece uma excelente gama de meios tons.

 

Passemos agora à parte técnica: o filme foi exposto a 20 ASA e o processamento foi realizado num tanque JOBO 1510 manualmente.

 OBS.Temp.Tempo
1- AdotechAgitação contínua nos primeiros 30'', depois uma inversão suave a cada minuto24˚C10m
2- Banho de paragem ácidoAgitação contínua20˚C30s
3- FixadorAgitação contínua20˚C1m
4- Lavagem 20˚C5m
5- Agente molhanteFora do tanque/espiral20˚C1m

 

Algumas imagens digitalizadas a 48.000 dpis no Epson V500 (sem edição):

Adox cms 20

 

adox cms 20

detalhe a 100% da primeira imagem.

Considerações finais

Não é um filme fácil de trabalhar, é bastante fino com facilidade para riscar e apanhar poeiras, mas se exposto e revelado correctamente o resultado final é espectacular. A resolução que atinge tem como limite a resolução da lente usada; tem um grão extremamente fino e uma fantástica exposição de latitude.

 

Cientistas dedicaram anos de pesquisa com o revelador Adotech, por isso não revele com outro quimico. Isso é como beber um bom vinho num copo de plástico.

 

Mais info aqui, podem comprar aqui.

Podem ver as fotos com toda a resolução na nossa página do Flickr.

 

 

 

* Line pairs/mm - Um par de linhas é constituído de uma linha apagada e uma linha acesa adjacentes, enquanto linhas contam ambas as linhas apagadas e acesas. Uma resolução de dez linhas por mm significa cinco linhas apagadas alternando com cinco linhas acesas, ou cinco pares de linhas por mm. A resolução de lentes fotográficas e filmes são mais freqüentemente citadas como pares de linhas por mm. in wiki

CMS (Cubic Monodispersed Single-layer) 20 is the world's sharpest and most fine grained film in existence. This is possible because the emulsion of the single layer is only one grain thick. It is recommended for processing in Adotech CMS developer.

in adox flickr group

Undefined

Add new comment